Yamaha X-Max 125: Alma citadina

Publicado a 09/11/2012


Vota

2 0

A X-Max 125 é uma excelente escolha para as deslocações citadinas já que se sente completamente à vontade no meio do trânsito tão característico dos centros urbanos. Manobrabilidade, baixo consumo e um surpreendente espaço de arrumação são os trunfos desta pequena (grande!) scooter.

A Yamaha X-Max 125 foi lançada em 2006 e de imediato provou ser uma excelente opção para quem necessitava de uma scooter de baixo consumo e fácil manobrabilidade com um toque desportivo, ausente na concorrência até ao seu lançamento. Em 2010 a marca decidiu renovar a X-Max conferindo-lhe um aspecto mais moderno e desportivo assim como um significativo aumento da qualidade dos acabamentos.

Motor

A X-Max 125 monta um motor de 124cc com refrigeração líquida a 4 tempos que debita 14 Cv à roda traseira que são mais do que suficientes para uma utilização citadina. A unidade motora, através da transmissão automática típica neste tipo de motociclo, permite uma disponibilização uniforme da potência ao longo de todos os regimes o que contribui para uma condução suave sem comprometer a desenvoltura do motor. Apesar de não ser a moto ideal para um ritmo mais “acelerado”, a X-Max permite realizar uma condução mais desportiva quando necessário, curvando sem qualquer medo e permitindo saídas de estáveis. Está assim presente nesta scooter citadina um carácter desportivo que a Yamaha deseja manter mesmo nestes modelos de baixa cilindrada.

Ciclística “citadina”

As pequenas dimensões desta scooter, aliadas a uma excelente manobrabilidade e boa resposta do motor, permitem à X-Max deslocar-se por entre o trânsito tão típico dos centros urbanos com a maior rapidez e facilidade.

A suspensão frontal e traseira, com cursos de 110 e 95mm respectivamente, oferecem um elevado conforto mesmo em estradas mais mal tratadas enquanto o sistema de travagem, composto por um disco de 267mm à frente e um disco de 240mm na retaguarda com ABS disponível como extra de fábrica, possibilita uma travagem segura da moto em junção com as rodas de 15’’ e 14’’ polegadas.

Não haja dúvidas: tudo nesta scooter foi pensado para oferecer o melhor desempenho em cidade permitindo ao condutor deslocações seguras sem qualquer esforço e, claro está, divertidas.

Conforto e espaço de arrumação

Para um condutor que se desloca diariamente numa scooter em trajectos citadinos o espaço para arrumações é essencial. Aqui a X-Max também não desilude. O enorme espaço debaixo do banco permite arrumar dois capacetes integrais e a adição de um “porta-luvas” debaixo do guiador permite ainda arrumar pertences como a carteira o telemóvel ou as chaves com espaço de sobra que chega a rivalizar com o espaço de arrumação do porta-luvas de alguns carros.

O assento alto, a excelente protecção aerodinâmica, os apoios para o passageiro e a excelente qualidade dos acabamentos tanto do painel de instrumentos como dos controlos asseguram o máximo conforto por vezes difícil de encontrar numa scooter de 125cc. Apenas a posição dos pés poderia ser um pouco mais avançada já que para condutores mais altos torna-se difícil “esticar” as pernas quando se pretende uma condução mais desportiva.

 

De uma ponta à outra a X-Max 125 revela a sua “alma” citadina, a sua verdadeira vocação: Conforto, segurança e manobrabilidade em cidade sem renunciar ao carácter desportivo, imagem de marca da construtora dos três diapasões.

 

Comentários

  • Sé el primero en comentar

Añadir un comentario

  • * Esta información no se mostrará

Estou de acordo

Uso de cookies

Em Motofan usamos próprias e cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar publicidade relacionada com as suas preferências através da análise de comportamento de navegação. Se você clicar no botão "Aceito", consideramos que você aceita seu uso. Você pode obter mais informações ou como mudar as configurações em nossa Condições Legais, a seção "4.8. Cookies e IPs"