Yamaha X-City 125 – Citadina de excelência 2009

Publicado a 05/10/2012


Vota

0 0

As scooters de roda alta, como a X-City, não gozam em Portugal da fama que as faz liderar tabelas de vendas por esse mundo fora, o que até não faz muito sentido se tivermos em conta o, em geral, péssimo pavimento das nossas cidades...

Os grandes trunfos da roda alta numa scooter são um superior conforto e uma maior precisão na condução, sendo possível curvar com maior segurança. É verdade que se sacrifica um pouco a maneabilidade, mas até se entende se pudermos de forma mais descontraída enfrentar buracos, carris, passeios, lombas e muitas outras formas de obstáculos urbanos.

A X-City é o modelo de rodas altas da gama de scooters da Yamaha, é montada em Itália que pode ser considerada a pátria deste tipo de veículos e representa uma excelente opção para circular no dia a dia sem filas e sem problemas de estacionamento.

Xis-Cidade

Esta pequena Yamaha monta um dos melhores motores do segmento de 125cc, um bloco a quatro tempos com injecção electrónica e refrigeração líquida, muito vivo e rotativo que dá uma enorme alma a esta scooter. No campo da ciclística, destaque para as rodas de 16 polegadas à frente e 15 polegadas atrás, equipadas com jantes de liga de 12 braços e dois discos de travão, um à frente e outro atrás.  O banco de duas alturas é confortável para os dois ocupantes e como é bastante “esculpido” e estreito na frente, é fácil para condutores de diferentes estaturas chegarem com facilidade com os pés ao chão compensando a maior altura das rodas. O único problema do banco pode ser o apoio lombar do condutor, que obriga os utilizadores mais altos a conduzirem a moto demasiado à frente. A protecção aerodinâmica é assegurada por um écran de carenagem que pode ser regulado em altura em quatro diferentes posições. Com dois compartimentos de bagagem, um frontal de dimensões generosas e um debaixo do banco que é bastante comprido, mas como a roda mais alta rouba profundidade, deixa bastante a desejar, apenas sendo possível albergar capacetes tipo jet que sejam de pequenas dimensões. Os comandos são fáceis de usar e apenas se sente falta de um botão de corta corrente, o painel de instrumentos é de fácil leitura e completo para as necessidades dos utilizadores desta scooter.   

Ferramenta de mobilidade

A X-City é uma citadina muito competente, destaque maior para o motor, sempre disponível desde baixa rotação e que impulsiona esta 125 para velocidades a rondar os 120km/h no velocímetro. É fácil circular em qualquer tipo de via e poucas são as vezes em que temos a sensação de insegurança de sermos o veículo mais lento a circular na estrada. Os consumos estão longe de ser os melhores da categoria, é fácil entusiasmarmo-nos com o motor tão vivo, mas se a condução for enconómica é possível andarmos abaixo dos 3l/100kms.

Confortável e com uma boa posição de condução, o condutor apenas pode assentar os pés na plataforma, a X-City não permite que se possa estender as pernas para a frente pois não existe apoio no painel frontal. A protecção aerodinâmica é bastante boa, apenas ficando os ombros desprotegidos da deslocação do ar pois o ecrán é algo estreito.

Toda a moto é bastante estreita e muito fácil de conduzir entre filas de automóveis, os espelhos estão elevados e apenas “implicam” com os espelhos das carrinhas comerciais, dando também uma boa perspectiva do que se passa atrás de nós.

Nota muito positiva para a travagem, muito potente e dosificável, que transmite grande segurança ao condutor. O Chassis é rígido o suficiente para um bom comportamento em travagem e entrada em curva, sendo um prazer curvar rápido com esta Yamaha, muito aprumada e segura.

A roda mais alta consegue efectivamente um melhor rolamento em pisos mais degradados e, por exemplo, numa estrada de empedrado o conforto é mais limitado por alguma dureza do amortecedor traseiro do que pelas rodas e chassis.  

Estável, segura e eficaz esta Yamaha é uma citadina por natureza, uma “ferramenta” de mobilidade que lhe pode poupar muito tempo e dinheiro nas suas deslocações diárias.

 
Dê tua opinião

Comentários (1)

  • Sista
    Sista 09-06-2013

    Nice post. I learn something more chnnleagilg on different blogs everyday. It will always be stimulating to read content from other writers and practice a little something from their store. Ie2€™d prefer to use some with the content on my blog whether you done2€™t mind. Natually Ie2€™ll give you a link on your web blog. Thanks for sharing.

Añadir un comentario

  • * Esta información no se mostrará

Estou de acordo

Uso de cookies

Em Motofan usamos próprias e cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar publicidade relacionada com as suas preferências através da análise de comportamento de navegação. Se você clicar no botão "Aceito", consideramos que você aceita seu uso. Você pode obter mais informações ou como mudar as configurações em nossa Condições Legais, a seção "4.8. Cookies e IPs"