CRF 250L: Polivalência em “dois e meio”

Publicado a 02/11/2012


Vota

0 0

A nova CRF 250L oferece uma enorme facilidade de condução seja em cidade, estrada ou fora dela, para todos os condutores que gostam de uma “escapadela” pelos trilhos aos fins-de-semana mas valorizam uma moto polivalente para o dia-a-dia.

A 250L é a aposta da Honda para os fãs do “fora de estrada” que utilizam a sua moto no dia-a-dia sem qualquer perda de carácter ou prazer de condução. O lema da marca durante o desenvolvimento deste modelo foi mesmo “tornar a utilização em estrada mais funcional e em fora de estrada mais agradável”. Será que o objectivo foi cumprido?

Motor

Este modelo monta o novo motor monoclínico de 249cc da Honda cujo grande trunfo é a disponibilidade, logo a baixas rotações, do binário máximo de forma suave dando um carácter forte ao pequeno motor.

O consumo anunciado pela marca situa-se apenas nos três litros por cem quilómetros, não estando muito longe dos valores por nós obtidos, mas apesar do seu baixo consumo poderia beneficiar de um depósito maior (este leva apenas 7,7 litros, segundo dados da marca) aumentando assim a autonomia da CRF.

Fora de estrada, o motor oferece prestações brilhantes que tornam a condução em qualquer trilho numa diversão pois, apesar da pequena cilindrada, a CRF porta-se tão bem como as suas irmãs mais “volumosas” com a óbvia vantagem da redução dos consumos e do peso. 

Design

Ao olhar para a CRF nesta altura do campeonato apenas nos vinha uma moto à mente: a CRF450 Rally que o nosso Hélder Rodrigues irá levar ao Rally Dakar.

Um design limpo, sem quaisquer apetrechos desnecessários, de forma a diminuir o peso do conjunto, e o contraste tipicamente Honda entre o vermelho e o branco, asseguram que a CRF mantém a sua merecida identidade e não passa despercebida a ninguém.

Em estrada ou fora dela

O carácter misto demonstrado pela 250L é sem dúvida o seu maior charme.

Não tentando ser um modelo para competição off-road, a pequena CRF é perfeita para aqueles que gostam de se divertir fora-de-estrada.

À frente, a 250L monta uma forquilha invertida Showa de 250mm de curso e a suspensão traseira é Pro Link com um curso de 240mm, o que permite ao modelo oferecer um conforto superior nestas incursões pelos caminhos de terra. O assento ligeiramente mais largo também contribui para um maior conforto aos comandos da CRF. Os pneus montados na unidade que testámos tinham um carácter marcadamente mais off-road o que permite redobrar o controlo da moto em terrenos mais difíceis

No regresso à estrada, a CRF continua a oferecer uma excelente sensação de condução. O motor responde de forma perfeita, com suavidade mas sem nunca nos deixar ficar mal. Também as suspensões, excelentes fora de estrada, dão mais conforto quando passamos por algumas das mais mal tratadas ruas de Lisboa.

O único factor do qual não gostámos foi o comportamento dos pneus em estrada. Os sulcos profundos que dão uma maior estabilidade na terra têm tendência a derrapar mais em estrada e a velocidades mais elevadas a frente da moto fica demasiado leve especialmente com o piso molhado.

No entanto, estes pneus permitem à CRF reforçar o seu carácter “dual-purpose” permitindo uma utilização prática em ambos os cenários, sem ter que para isso utilizar dois conjuntos de pneus diferentes.

A nova CRF 250L é assim uma excelente escolha para quem gosta de ter uma moto para se divertir fora de estrada mas que oferece simultaneamente uma condução prática e confortável em todas as deslocações diárias sejam em estrada ou cidade.

 

Comentários

Sé el primero en comentar

Añadir un comentario

  • *No se mostrará
    • Introduza as palavras
    Criar outra imagem

×

Uso de cookies

Em Motofan usamos próprias e cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar publicidade relacionada com as suas preferências através da análise de comportamento de navegação. Se você continuar a navegar, consideramos aceitar seu uso. Você pode obter mais informações ou como mudar as configurações em nossa condições legais, a seção "5.8 Cookies e IPs"