Aprilia Dorsoduro 1200: Endiabrada 2012

Publicado a 25/10/2012


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A Aprilia apresenta uma Supermoto com um estonteante motor V2 de 1197cc e 130 Cv, com um design altamente apelativo. Será que esta aposta da marca italiana conquista um lugar no segmento das “Fun bikes”?

No universo do motociclismo não existirá nenhum segmento que seja tão sinónimo de divertimento como o das Supermotos. Pequenas, leves e com muito binário, fazem as delícias daqueles que gostam de uma pitada extra de diversão sempre que andam de moto. A Aprilia Dorsoduro 1200, apresentada em 2010, sofreu este ano algumas alterações destinadas a refinar a máquina italiana que pretende conquistar um lugar ao sol no segmento das Supermotos.

Design impressionante

A Dorsoduro é uma belíssima Supermoto. Impressionante de qualquer ângulo, impõe respeito ainda antes de nos montarmos nela. O esquema de cores com dicas da Aprilia Racing favorece ainda mais o modelo.

O painel de instrumentos é composto por um conta rotações analógico e um ecrã digital muito completo com toda a informação desde o conta-quilómetros até ao nível de ajuste do ATC (Automatic Traction Control) e ainda os valores médio e instantâneo do consumo de combustível. Ainda de destacar é a fantástica sonoridade do sistema de escape, característica do grande bicilíndrico que equipa o modelo.

Modos de condução: Rain, Touring e Sport

A Dorsoduro apresenta três modos de condução que podem ser seleccionados em conjunto com 3 níveis do sistema ATC, conforme a preferência do condutor.

 O modo Rain diminui a potência do motor para 100 Cv e suaviza a acção do acelerador o que é bastante útil em piso com pouca aderência mas torna-se desnecessário em condições normais.

O modo Touring será talvez o modo mais utilizado já que disponibiliza toda a potência do motor e permite utilizar o acelerador sem qualquer atraso ao contrário do modo Rain.

O modo Sport torna o acelerador muito mais sensível, ideal para explorar todo o potencial dos 130 Cv.

Dos três, acabámos por rodar mais no modo Touring que permite uma condução mais confortável em cidade sem comprometer a performance do motor.

Escolha sensata?

A Dorsoduro 1200 apresenta-se claramente como uma Supermoto… No entanto algo salta de imediato à vista: Ela não é a mais pequena nem a mais leve quando comparada com outras Supermotos e apresenta um motor com uns estonteantes 130 Cv, quase tanto como algumas desportivas no mercado. Surge então uma questão nuclear: Será a Dorsoduro uma moto sensata para os “fãs” da diversão?

O assento alto pode complicar a vida às pessoas mais baixas mas as suas maiores dimensões não afectam em nada a sua performance que graças a uma ciclistica muito competente possibilita uma condução muito confortável para uma moto deste segmento. A suspensão traseira com amortecedor de acção progressiva garante sempre que o máximo de potência passa das rodas para o asfalto e as duas pinças de travão radiais à frente permitem imobilizar os 200 quilos da Dorsoduro sem qualquer dificuldade.

O motor da Dorsoduro, um V2 a 90º com 130 Cv, pode parecer um pouco fora do contexto de uma Supermoto já que pede sempre uma utilização nos regimes de rotações mais altos e permite atingir velocidades na ordem dos 250 Km/H… Mais do que suficiente numa moto do segmento. Mas é aqui que este carácter extravagante se torna numa grande vantagem. Não existe qualquer outra Supermoto que ofereça performances tão espectaculares como a Dorsoduro. Sendo assim, o seu carácter excessivo acaba por ser a sua maior arma, oferecendo uma experiência de condução impar.

 

Uma verdadeira Supermoto endiabrada… 

 

Comentários (1)

  • Fily
    Fily 06-06-2013

    Point taken, but the thing is that even tho u have all these many choices all don't appael or are considered by everyone.Let me use myself here for a sample.Multistrada Nope. $$$$.ZZR1400 Nope. $$$$ and a bitch make valve adjustments and fuel hog.K1300GT Nope. $$$$.R1200RT Yes, but used(less $$$).R1200GS Yup, but used(less $$$).KTM Nope.Norge Maybe but used(less $$$).Stelvio Nope.ST1300 Nope.ST1200 Yes but used(less $$$).Current Tiger Nope dang qwirky looking thing.Spring GT Yup good value for $$$.More choices never hurt consumers and keep manufacturers from sitting too long on their asses from smelling the roses(bike profits) from yesteryear case in point that DANG CONCOURS it took them what?! 20years or more?

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